quinta-feira, 24 de julho de 2014

Um pouco de 3D&T

Olá companheiros! Na nossa outra quest de hoje eu falarei sobre um sistema de RPG Brasileiro voltado para fãs de anímes, acho que você já sabe qual é... O QUÊ!? Não conhece? Bem... mas é pra isso que eu estou aqui, para mostrar-lhes tudo sobre esse sistema... o 3D&T(Defensores de Tóquio)!

3D&T, anteriormente conhecido como "Defensores de Tóquio", é um sistema simples de RPG que satiriza os animesmangásjogos de luta e séries japonesas (Tokusatsu) indicado para jogadores iniciantes3 . Foi criado por Marcelo Cassaro, antigo editor executivo da revista Dragão Brasil, com o objetivo de apresentar o RPG para iniciantes ou para pessoas que não têm como gastar muito.
Nele, o jogador tem um número de pontos (determinado pelo Mestre) e com eles define as características de seu personagem, além de comprar vantagens e pericias. A facilidade para criação de personagem e o preço acessível fez desse um jogo popular no Brasil. Muitos começaram a jogar RPG com o 3D&T, que depois de um tempo ganhou um cenário oficial chamado Tormenta que é baseado em vários cenários de RPGs de fantasia medieval. O Manual Defensores de Tóquio Terceira Edição Turbinado Ampliado e Revisado veio simplificar ainda mais o jogo, mudando as regras de combate e o sistema de magias.
Em 2000, a editora Trama também chegou a lançar uma revista em quadrinhos em formatinho chamada "Defensores de Tóquio", a revista era composta por histórias no estilo mangá4 .

História[editar | editar código-fonte]

Seu criador, Marcelo Cassaro, foi roteirista das revista O Pequeno Ninja (onde estreou o personagem Capitão Ninja)5 e Heróis da TV da Editora Abril, onde foram publicadas histórias deJaspionCybercopKamen Rider entre outros6 7 e dos quadrinhos de Street Fighter pela Editora Escala8 , também editou as revistas Progames e Gamers na mesma editora (onde utilizou novamente o Capitão Ninja, em paródias aos personagens de jogo de luta)9 .

D&T[editar | editar código-fonte]

Considerando as "influências orientais" do autor, o sistema foi criado para jogar em cenários inspirados em produções japonesas (animesVideo games e tokusatsus), recebendo o nome apropriado de Defensores de Tóquio, abreviadamente D&T (uma alusão a D&D, sigla de Dungeons & Dragons).
Inicialmente Defensores de Tóquio seria um suplemento para Toon, um sistema de RPG satírico baseado em desenhos animados americanos (Pica-PauTom & JerryLooney Tunes, etc) publicado em 1984 pela Steve Jackson Games. No Brasil o jogo Toon foi publicado em 1996 pela Devir Livraria com título o "Toon - O RPG no Mundo dos Desenhos Animados", nesse mesmo ano Cassaro publicaria o suplemento em parceria com a Devir, como o projeto não vingou, Cassaro resolveu criar um sistema próprio sem qualquer relação com as regras de Toon10 .
Assim, Defensores de Tóquio surge em outubro de 199511 pela Editora Trama (editora que publicava a revista Dragão Brasil), sendo publicado como o primeiro número da revista Dragão Brasil Especial, com apenas 30 páginas.
Apenas 4 meses depois, em janeiro de 1996, o D&T já havia vendido mais de 10.00012 exemplares!

AD&T[editar | editar código-fonte]

Uma segunda versão foi lançada e chamada de Advanced Defensores de Tóquio ou AD&T (outra alusão a Dungeons and Dragons, o sistema Advanced Dungeons and Dragons, o AD&D), sendo publicada na revista Dragão Brasil Especial #03 em junho de 199613 , com menos de 50 páginas. Não havia perícias, e o custo das características e vantagens era exatamente 10 vezes maior. Os personagens eram construídos com 150 pontos e as vantagens eram poucas e bem específicas ao universo anime e mangá. Faltava o elemento "genérico" das edições posteriores.

3D&T[editar | editar código-fonte]

Em 1998, surge a terceira edição10 , apelidada de 3D&T (Defensores de Tóquio 3ª Edição), essa nova versão teve cenários licenciados de jogos de Video gameStreet FighterFinal Fight,Mortal KombatDarkstalkers e Megaman14 , além de regras e adaptações na revista Dragão Brasil. Esta edição mudou o custo de todas as características e vantagens, e acrescentou pela primeira vez as perícias.
O Manual 3D&T de capa vermelha, foi lançado em Março de 2000 como brinde na compra da revista Dragão Brasil #60. A novidade é que o sistema deixou de ser exclusivo para produções japonesas e passou a ser genérico (tal como GURPS)10 . Esse manual representou a consolidação das regras do sistema, antes esparsas nos fascículos de adaptação de cenários específicos e em artigos na Dragão Brasil.
Em Janeiro de 2001, foi publicado o livro "Defensores de Tóquio - O Jogo de RPG", livro que segue a premissa original do sistema em satirizar produções japonesas10 15 , mas agora atualizado com as regras da 3ª edição. No mesmo ano veio o "Manual 3D&T Revisado e Ampliado", também conhecido como Primeiro Manual Azul ou RA (Rev. e Ampl.). Também em 2001 foi lançado o primeiro 3D&T Fastplay, uma versão resumida do sistema, distribuída gratuitamente na internet no site oficial da revista Dragão Brasil16 no formato html, e em vários sites de RPG no formato .doc.
Em 2002, o Manual Fastplay foi dado como brinde na revista Dragão Brasil #7917 18 .
Em Fevereiro de 2003, o "Manual 3D&T Revisado, Ampliado e Turbinado", também conhecido como Segundo Manual Azul, Manual RAT (Rev., Ampl. e Turb.), ou apenas Manual Turbo. Após o lançamento do Manual Turbinado foi lançado um ebook no formato pdf do 3D&T Fastplay17 e uma versão impressa19 . Esse foi o segundo Fastplay. Em termos de regras, a edição Turbo acrescentou o sistema de Pontos de Magia (PMs), novas vantagens e desvantagens e o sistema de Força de Ataque (FA) e de Defesa (FD).
Foram publicados suplementos baseados nas revistas em quadrinhos U.F.O. Team 18 20 e Holy Avenger21 (ambas criadas pelo próprio Marcelo Cassaro).
Também foram lançados os livros A Libertação de Valkaria e Tormenta 3D&T22 .
Em 2005, Cassaro e os demais membros do Trio TormentaRogério Saladino e JM Trevisan, sairam da Talismã (anteriormente conhecida como Trama) e passaram a trabalhar em duas editoras, a Manticora e a Mythos Editora. Na Manticora, lançaram a revista Dragon Slayer, diferente da Dragão Brasil, a revista era focada em Sistema d20 e OGL, criada em parceira com a equipe da D20 Saga (também publicada pela Manticora)3 . Na Mythos Editora, o Trio publicou as revistas em quadrinhosHoly Avenger Reloaded23 , Dungeons Crawlers24 e uma revista dedicada a 3D&T, a RPG Master25 .
Em 2006, Cassaro deixaria de dar suporte a 3D&T por questões autorais. Segundo ele, a Talismã vendia manuais do sistema sem pagar os direitos autorais aos autores envolvidos, com isso o Trio passou a se dedicar mais ao cenário Tormenta26 .

4D&T[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2006 foi lançado o jogo 4D&T, a 4° Edição do jogo Defensores de Tóquio pela Editora JBC (editora nipo-brasileira de mangás)27 , neste jogo se usa 4 dados de 6 lados. O livro foi publicado sob a Open Game License27 , utilizando o System Reference Document da Wizards of the Coast. Essa edição é em si um Sistema d20, porém com dados de seis faces. Por isso ele recebe impropriamente o nome de Quarta Edição de D&T, na prática ele é uma adaptação de D&T para d20, e não uma nova edição do jogo.

3D&T Alpha[editar | editar código-fonte]

Logo oficial da mais recente edição.
Em setembro de 2008, o 3D&T voltou a ser editado agora pela Jambô Editora28 , o nome do novo Manual é 3D&T Alpha inspirado no jogo Street Fighter Alpha 3, o Manual foi lançado nos formatos impresso e pdf (que pode ser adquirido gratuitamente no site oficial da Jambô Editora).
O novo manual não apresenta tantas diferenças ao sistema antigo, tendo um formato de leitura diferencial da maioria dos livros (paginas "deitadas" ao invés da formato vertical habitual) e sofrendo mudanças em algumas áreas como o sistema de magia, agora mais simplificado e direto do que o antigo. O uso e conquista de itens e equipamentos também mudou, agora sendo baseado em PEs (Pontos de Experiência) que também podem ser usados para diversas outras coisas. Em suma, mudança na mecânica e custo de muitas das vantagens, novas vantagens únicas, novas escalas de poder e um sistema de magia totalmente reformulado.
Uma novidade em 3D&T Alpha é que o sistema passou a ter uma licença aberta:
Você é autorizado a usar as regras de 3D&T em seus próprios jogos, livros ou títulos, mas não os elementos do mundo de TORMENTA. Para estes, você precisa da autorização legal de seus autores.
 
— Marcelo Cassaro, Manual 3D&T Alpha, pág.12.
Em 2010, foi lançado o Manual do Aventureiro Alpha (com os KITs atualizados e com novas regras).
Em Novembro de 2010, a partir do número 31, a revista Dragon Slayer passa a trazer matérias sobre o novo cenário para 3D&T, Mega City29 30 .
Em Maio de 2011, a Jambô Editora publicou uma Edição Revisada do Manual 3D&T Alpha. Sendo lançado com nova capa, mas com mesmo número de páginas. A numeração das páginas também mudou, além disso as páginas são numeradas de forma simpática como 1d + número da página. Assim, a declaração de Licença Abera do autor, antes na página 12, agora está na pág. "1d+11". Além disso a Edição Revisada se limitou a corrigir a ortografia e erros menores em algumas poucas vantagens, perícias e magias. Poucas coisas foram realmente modificadas31 .
Em 2012, seriam publicados dois cenários oficiais para 3D&T Alpha: o esperado Mega City de Gustavo Brauner – e, pouco tempo depois, Brigada Ligeira Estelar de Alexandre Lancaster. Enquanto Mega City é um cenário amplo, reunindo temas diferentes como androides, sobrenatural, super-heróis e outros, Brigada Ligeira Estelar é dedicado especificamente aos gênerosspace opera e mecha.

Numeração das Edições[editar | editar código-fonte]

À primeira vista a numeração das edições do jogo parece confusa. Na prática, se considerarmos que uma edição de um jogo representa uma mudança nas regras, então o 3D&T Alpha corresponderia à 5ª Edição.
Versão das RegrasLivroAnoComentários
1.0D&T1994A primeiríssima edição.
2.0AD&T1996
3.03D&T (avulsos)1998Não havia manual, apenas as adaptações em revistas avulsas (Street Fighter, Final Fight, Mortal Kombat, Darkstalkers e Megaman). Esta edição mudou o custo de todas as características e vantagens, e acrescentou pela primeira vez as perícias.
3.03D&T Manual (Vermelho)2000Consolidou as regras do 3D&T num manual.
3.53D&T Manual Revisado e Ampliado (Azul)2001A diferença para o Vermelho é o acréscimo de vantagens.
4.03D&T Manual Revisado, Ampliado e Turbinado (Azul)2003A turbo acrescentou o sistema de Pontos de Magia (PMs), novas vantagens e desvantagens e o sistema de Força de Ataque (FA) e de Defesa (FD).
5.03D&T Alpha2008Mudança na mecânica e custo de muitas das vantagens, novas vantagens únicas, novas escalas de poder e um sistema de magia totalmente reformulado.
5.53D&T Alpha Revisado2011Mudanças pontuais em algumas poucas vantagens e magias.
Mas por quê manter o nome 3D&T? O próprio autor explica:
"Haveria um novo Manual 3D&T. Novo, mas ainda trazendo o número 3. [...] Qualquer fã sabe que eu procuro inspiração em Street Fighter para dar nomes ao livro básico. SF II foi o primeiro grande sucesso do game. SF III não agradou tanto (muita gente adora a jogabilidade, mas o elenco tinha o carisma de uma beterraba). Então veio SF Zero — ou Alpha. Uma volta às origens, mas com novos lutadores. [...] A primeira versão de 3D&T foi, justamente, uma adaptação oficial licenciada de Street Fighter Zero 3. [...] (Mais tarde o Trevisan me avisou que “alfa” é também um termo de informática para qualquer software ainda em estágio de testes. Como o jogo Pathfinder RPG, que nos Estados Unidos deve substituir Dungeons & Dragons 3a Edição, e por enquanto existe apenas em uma versão de testes gratuita.)"
– Marcelo Cassaro, Manual 3D&T Alpha, págs. 6-7.
Em suma, o 3D&T Alpha, comparado ao Street Fighter - afinal 3D&T é um jogo que simula jogos de videogame japonês - é também uma volta às origens, além do fato de que a primeira adaptação de 3D&T foi de Street Fighter Zero! Ele não poderia ter bebido em outra fonte para dar nome à nova edição que, na verdade, seria a 5D&T.
Além disso, o autor já declarou gostar da "mística" do número 3 que permeia o universo (santíssima trindade, três estados da matéria etc)18 . Na mesma oportunidade ele também reconheceu a força da marca 3D&T: esse nome pegou, mudar agora causaria muita confusão. Podemos esperar novas edições usando essa mesma marca.

Sistema 3D&T básico[editar | editar código-fonte]

O sistema inicial de Defensores de Tóquio utiliza-se apenas de D6 para a realização de todos os testes, tanto os de avaliação de dano quanto os de atributos. Basicamente num combate o atacante joga o dado e soma o resultado à determinadas características do personagem, alteradas pelas vantagens/desvantagens ofensivas. O defensor faz o mesmo, porém com suas características e vantagens defensivas. A diferença entre os resultados finais de atacante (força de ataque ou FA) e defensor (força de defesa ou FD) determina o dano infligido. Para testes de características, aqueles que determinam o grau de sucesso do personagem em determinadas ações, o jogador joga o dado e compara o resultado com o atributo em questão, que varia de acordo com a ação que está tentando realizar. Se o numero do dado for igual ou menor do que a característica envolvida, a ação é bem sucedida, caso contrário, a ação falha, não acontecendo ou sendo realizada de uma maneira não desejada.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. Ir para cima Defensores de TóquioDepartamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação.
  2. Ir para cima Manual 3D&T Alpha. Site Oficial da Jambô Editora
  3. ↑ Ir para:a b Raphael Di Cunto (30 de maio de 2005). Entrevista com a equipe da Dragon Slayer. Sobrecarga.
  4. Ir para cima Dragão Brasil #66 (Outubro de 2000), Editora Trama
  5. Ir para cima As Aventuras do Capitão Ninja, Editora Escala, 1994
  6. Ir para cima Entrevista com Marcelo Cassaro (em português)site Sobrecarga(12 de julho de 2006). Página visitada em 30/11/2009.
  7. Ir para cima O Fantástico Jaspion (em português)site RedeRPG (18/03/2004). Página visitada em 30/11/2009.
  8. Ir para cima Os Quadrinhos de Street Fighter. Revista Oficial Street Fighter. St, Editora Escala 1995
  9. Ir para cima Entrevista com Marcelo Cassaro. RedeRPG. 05/05/2003
  10. ↑ Ir para:a b c d J.D Nunes (Novembro de 2000). "Defensores de Tóquio".Dragão Brasil #67. Editora Trama
  11. Ir para cima Conforme anunciado na página nº5 da Dragão Brasil #07 (publicada em outubro de 1995) e do editorial da Dragão Brasil Especial #07, que afirma que a publicação foi em 1995.
  12. Ir para cima Conforme Dragão Brasil #10, pág.5.
  13. Ir para cima Conforme anúncio que se lê na página nº5 da Dragão Brasil #15, publicada em junho de 1996.
  14. Ir para cima Títulos 3D&T. site oficial da revista Dragão Brasil.
  15. Ir para cima Talude (08/03/2004). Dragão Brasil nº103 - Tópico à tópico. RedeRPG.
  16. Ir para cima 3D&T Fastplay. site oficial da revista Dragão Brasil.
  17. ↑ Ir para:a b Marcelo Cassaro (2003). 3D&T Fastplay, Editora Trama ISSN 1413-599XX
  18. ↑ Ir para:a b c Marcelo Cassaro (22/04/2003). 3D&T Turbinado. Rede RPG.
  19. Ir para cima Manual 3D&T Fastplay. site oficial da revista Dragão Brasil.
  20. Ir para cima Talude (03/11/2003). Cassaro Anuncia Novos Títulos D20. Rede RPG.
  21. Ir para cima Talude (30/11/2004). Holy Avenger 3D&T. Rede RPG.
  22. Ir para cima Bruno "BURP" Schlatter (23/07/2004). Tormenta 3D&T (resenha). Rede RPG.
  23. Ir para cima Marcelo Naranjo, sobre o Press Release (04/05/05). Mythos Editora lança Holy Avenger Reloaded. Universo HQ
  24. Ir para cima Sidney Gusman, sobre o press release (04/04/2003). Dungeon Crawlers, de Marcelo Cassaro, sairá pela MythosUniverso HQ
  25. Ir para cima Talude (27/07/2005). RPGMaster #01 - Tópico a Tópico. RedeRPG.
  26. Ir para cima Gustavo Brauner (12 de julho de 2006). Entrevista com Marcelo Cassaro. Sobrecarga
  27. ↑ Ir para:a b Editora JBC lança o livro Defensores de Tóquio - Manual 4D&T. site da revista Henshin (04/07/2006).
  28. Ir para cima Gruingas (05/08/2008 00:10:00). O Retorno do 3D&T!. RedeRPG.
  29. Ir para cima DragonSlayer Edição nº 31Editora Escala.
  30. Ir para cima DragonSlayer nº 32. Jambô Loja Virtual.
  31. Ir para cima Fabrícius Viana (29/08/2011). Resenha: Manual 3D&T Alpha 

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